Wed, October 19, 2022 - 11:40hs
(Arg/Bra/Chi/Par/Uru)
A atualização do algoritmo diagnóstico para Chagas congênitas implementa testes de qPCR para detecção do T. cruzi devido a sua maior sensibilidade diagnóstica.
Debes inscribirte para ver la grabación.
O sucesso do controle da transmissão vetorial e transfusional destacou a importância da saúde pública da doença de Chagas congênita, que hoje é a principal via de urbanização da doença de Chagas em áreas não endêmicas. A metodologia qPCR para detecção do DNA do T. cruzi tem demonstrado maior sensibilidade que os métodos parasitológicos diretos tradicionais, sendo incorporada como a metodologia diagnóstica de escolha de acordo com as últimas atualizações do algoritmo diagnóstico para Chagas congênitas. O teste de DNA do T.cruzi é um teste de PCR em tempo real no formato multiplex que permite a detecção de regiões satélites altamente conservadas do parasita T.cruzi, bem como a amplificação de um controle endógeno interno que garante a qualidade da amostra. Nesta palestra serão analisadas as principais características deste ensaio, bem como os dados de desempenho que garantem maior sensibilidade e especificidade diagnóstica quando comparado a outros métodos parasitológicos diretos comumente utilizados no diagnóstico de Chagas congênitas. A implementação desses testes baseados em técnicas de qPCR melhorará a detecção precoce de casos congênitos de Chagas, tanto em áreas endêmicas quanto não endêmicas. O diagnóstico precoce dessa infecção ajudará a maximizar o tratamento oportuno dos neonatos infectados: sabendo que quanto mais precoce o tratamento, maiores as chances de cura da infecção. Devemos sublinhar o consequente impacto que isso significa em termos de saúde pública.
Bioquímica. Doutor em Ciências Biológicas. Atualmente trabalha como especialista de produtos na linha de imunologia e biologia molecular no Wiener lab. e como docente na área de Virologia da Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas de Rosário (UNR). Tem experiência tanto em técnicas laboratoriais clínicas, técnicas de diagnóstico virológico e biologia molecular, como no desenvolvimento de projetos de pesquisa. Experiência de trabalho -Laboratório de Wiener. – Marketing Corporativo – Especialista em Produtos 2016 – Presente - Docência Universitária - Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas de Rosário. Universidade Nacional de Rosário - 2005 – Presente - Pós-Doutor - Instituto de Biotecnologia e Procedimentos Químicos de Rosário (Iprobyq). Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas de Rosário. Universidade Nacional de Rosário. Tema: Desenvolvimento de um processo de fermentação para produção de EGase1, enzima capaz de melhorar a qualidade do biodiesel - 2015 - 2016 - P&D na Keclon S.A. - Desenvolvimento de enzimas de interesse industrial no processamento de óleos vegetais - 2014 – 2015 - Pós-Doutor - Instituto de Biotecnologia e Procedimentos Químicos de Rosário (Iprobyq). Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas de Rosário. Universidade Nacional de Rosário. Tema: "Desenvolvimento de ferramentas de biologia sintética e sua aplicação na obtenção de proteínas quiméricas contendo múltiplos epítopos de Trypanosoma cruzi" - 2012 - 2014 - Doutorado em Ciências Biológicas - Instituto de Biologia Celular e Molecular de Rosário (IBR). Tema: “Regulação da biossíntese de fosfatidilcolina durante a proliferação e diferenciação celular” - 2007 – 2012 - Instituto de Bioquímica de Bioquímica Clínica (Rosário)- 2005 – 2007
LH DIGITAL LLC